O Que é o Gesso - Um Guia Abrangente!
- Instalação de Drywall
- 7 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Uma Breve História do Gesso
Embora as origens exatas sejam desconhecidas, o certo é que o Gesso tem sido usado por artistas e artesãos há séculos para preparar painéis, telas ou outras superfícies para pintar ou dourar. Acredita-se que ele tenha sido desenvolvido pela primeira vez na Itália porque a palavra Gesso significa "giz" em italiano, além do fato de que a arte sempre fez parte integrante da cultura italiana.

Gesso atual
Em 1955, uma empresa de tintas acrílicas chamada Liquitex desenvolveu o primeiro Gesso Acrílico à base de água, usando uma mistura de carbonato de cálcio, pigmento e um meio de polímero acrílico. O pigmento era branco de titânio ou dióxido de titânio.
O Gesseiro em São Paulo usa o gesso e é usado principalmente em telas e vem em uma variedade de cores além do branco, incluindo preto e claro. Atualmente, os artistas criam seu próprio Gesso colorido para aprofundar rapidamente o tom. Está disponível em garrafas ou sprays como uma forma de "líquido" ou frascos e banheiras como um meio padrão no qual um pincel é mergulhado.
O que é o Gesso?
Gesso é uma mistura fina de tinta branca que consiste em um aglutinante misturado com giz, gesso, pigmento ou uma combinação destes. O Gesso pode ser descrito em um sentido geral como um revestimento de proteção ou retificação, que fornece uma superfície lisa e levemente texturizada pronta para aceitar tinta acrílica, tinta, aquarela etc. Ele também fornece um 'dente' que permite que a tinta adira a superfície semelhante a uma cartilha usada antes de pintar paredes e móveis.
Como aplicar o Gesso à superfície
A preparação do Gesso leva um pouco de tempo e paciência. Se bem feito, fornece uma superfície adorável para o trabalho artístico. Veja como aplicá-lo em tela, madeira, papel, papelão, etc .:
Etapa 1: proteja sua mesa ou cavalete, pois ela não sai facilmente. Verifique se a superfície está limpa e livre de sujeira ou óleo. Uma limpeza rápida com uma escova seca ou um pouco de álcool é bom.
Etapa 2: mergulhe a escova no gesso. A maioria dos gesso está pronta para uso direto do recipiente após agitação ou agitação.
Etapa 3: aplique o gesso em uma camada fina e uniforme na superfície, trabalhando tudo em uma direção (horizontal ou vertical)
Etapa 4: deixe a primeira demão secar 1 hora. (Seja paciente.)
Etapa 5: Lixe levemente o gesso seco com uma lixa fina. Isso suaviza qualquer sulco da escova e permite um dente leve para uma boa adesão das tintas. Se você encontrar os cumes, deixe-os.
Etapa 6: aplique uma segunda camada de gesso, trabalhando o pincel na direção oposta à primeira (horizontal ou vertical).
Etapa 7: permita a secagem novamente, lixe e repita as etapas 3 a 5 quantas vezes quiser!
Espero que tenha gostado em aprender um pouco mais quanto eu gostei! Encorajo você a ir em frente ao trabalhar com gesso, as possibilidades são infinitas.
Comentários